De 2013 até 2016

Presidente de Honra, o membro Olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima; Presidente, José Jorge do Livramento Medeiros, Vice-Presidente: Marcos Rogério Afonso dos Santos e Secretário Geral: Sandro de Freitas Cabral.

Sempre existiram grupos de entusiastas do pedestrianismo em nossa cidade. Na década de 70 surge um desses grupos de corredores de rua que está vivo e vem atuando de forma regular e constante em nossa cidade até os dias de hoje. Este grupo social mesmo nesta longa fase de informalidade tem contado, em sua maioria, com trabalhadores e estudantes Maringaenses, além de freqüentemente atrair inúmeros praticantes moradores nas diversas cidades que formam a chamada região metropolitana de Maringá. Aqui se dirigem atraídos pelo grande número de corredores de rua existente culminando com a troca de informações, conhecimento de novas formas de treinamentos, participação em sessões de treinamento em grupo, integração nos grupos como forma de reduzir custos das viagens esportivas, divulgação de eventos de suas localidades. O exemplo maior desta relação é a de um dos maiores atletas brasileiros da atualidade, o maratonista da Seleção Brasileira Olímpica de Atletismo, Vanderlei Cordeiro de Lima que, no início de sua carreira integrou nosso grupo, sendo que posteriormente teve a oportunidade oferecida pela escola de atletismo do município, a qual soube aproveitar brilhantemente e hoje, atleta olímpico e internacionalmente consagrado muito nos honra em tê-lo como morador em nossa comunidade, e a quem muito agradecemos pela contribuição efetiva para com a nossa associação.


O pedestrianismo é uma das práticas mais populares do desporto e em nossa cidade tem apresentado nos últimos anos um forte crescimento no número de praticantes e admiradores. Vários fatores interferem neste sentido, porém, os maiores responsáveis por este incremento são, sem dúvida, o Poder Público Municipal e a Universidade Estadual de Maringá que há muitos anos contribuem e muito com esta modalidade popular. Estas Instituições Públicas vêm promovendo diversos eventos em seus calendários anuais, cedendo pessoal técnico, estrutura física e dando oportunidade aos talentos tanto aos anônimos quanto aos formados em suas oficinas de iniciação desportiva. Não menos importante na hierarquia de contribuição com as corridas de rua estão o nosso 4o Batalhão de Polícia Militar e a unidade do Tiro de Guerra local, sempre com envolvimentos diretos em todos eventos ligados ao pedestrianismo.

O produto destas ações é bastante visível nas ruas, parques e estradas municipais: trata-se de um enorme contingente de praticantes de corridas de rua, um dos maiores do estado do Paraná, no qual se incluem pessoas de ambos os sexos e representam todas as faixas etárias e classes sociais, em especial, a classe trabalhadora que forma o perfil do típico corredor de rua Maringaense.


No mundo inteiro, o associativismo de caráter popular constitui uma realidade da maior relevância na dinamização da vida cultural, desportiva e recreativa e ainda, no apoio educativo e social às comunidades onde se insere assumindo um papel insubstituível na promoção do acesso à cidadania.

Nesse sentido as associações desportivas são há muito tempo consideradas fator decisivo no desenvolvimento do esporte, especialmente nas regiões de interior, onde podem servir até como força dinamizadora do desenvolvimento local. Milhares de dirigentes dessas associações populares prestam, através do seu trabalho voluntário, um serviço de inestimável valia à comunidade.


Em nenhuma época ficou tão evidente a importância da prática de exercícios e atividades que promovam a aptidão física, condição indispensável para que o homem realmente consiga exercer de forma plena, a sua cidadania. Correr é inegavelmente uma das maneiras mais democráticas de se atingir um bom estado de aptidão orgânica e é uma prática ao alcance do cidadão comum. É também evidente que a crise sócio-econômica mundial impõe a todos os setores da sociedade, em especial ao desportivo, que se organizem para poderem ser capazes de contribuir de forma atuante com sua comunidade. É neste aspecto que a união de um grupo de praticantes de corridas de rua em associação deverá guiar-se: preservando e incrementando esta prática social desportiva aprovada e consagrada no mundo inteiro, exercendo seus direitos sociais e principalmente fazendo cumprir os deveres de cidadão de seus integrantes, valores necessários ao desenvolvimento humano.

É com essa visão que resolvemos nos juntar e contribuir com o esporte em nossa cidade. Para tanto, formamos uma sociedade civil sem fins lucrativos de caráter desportivo, educativo e social cuja finalidade maior é incrementar a prática regular de atividades físicas e o desporto semiprofissional e amador, principalmente difundindo o pedestrianismo e outras modalidades afins entre os associados e a população em geral. Nesse sentido procuramos dirigir, divulgar, promover e incentivar por todos os meios o pedestrianismo, organizando e integrando os diversos grupos de corredores de rua da cidade através de informações e planejamento de ciclos de atividades físicas e treinamentos de caráter amador para que os associados e interessados possam trocar experiências e participar das centenas de corridas rústicas e maratonas que são realizadas em nossa cidade, estado e em todo o país.

Parceiros





Publicidade

#acorremar Instagram